CPA – CERTIFICADO DE PILOTO AERODESPORTIVO
No curso de piloto aerodesportivo, o aluno (a) terá o primeiro contato com o aerodesporto, onde receberá o treinamento necessário para atuar como piloto em comando. Tendo condições a realizar navegações visuais (voo VFR) em áreas de assessoramento e de controle de tráfego aéreo, inclusive:
- Preenchimento e apresentação de planos de voo
- Fraseologia padrão (órgãos de controle)
- Interpretação de METAR
- Familiarização com cartas aeronáuticas, REA’s, NOTAM’s
- Operação do Transponder e Rádio VHF
Após sua conclusão, estará apto (a) a exercer a função de piloto em comando em aeronaves aerodesportivas, antigamente denominadas ultraleves, operar em aeródromos e em todo o espaço aéreo brasileiro delimitado pela autoridade aeronáutica.
Requisitos: Ter 18 anos completos e obter o CMA (Certificado Médico Aeronáutico de 4a classe), realizado com um médico autorizado pela autoridade aeronáutica.
OBSERVAÇÕES:
Para informações sobre número de horas de voos necessárias para a obtenção das carteiras de CPA, favor entrar em contato.
No ato da matrícula os alunos (a) serão encaminhados ao curso teórico, contendo as matérias: Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Navegação Aérea e Meteorologia, onde, após estudos, o aluno será submetido à prova teórica aplicada pelo órgão aeronáutico competente ABUL/ANAC.
Os alunos (a) receberão orientações e encaminhamento à um médico credenciado pela autoridade aeronáutica para obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico de 4a classe).