Após estudos, o aluno será submetido à prova teórica aplicada pelo órgão aeronáutico competente ABUL/ANAC.
Os alunos receberão orientações e encaminhamento a um médico credenciado pela autoridade aeronáutica para obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico de 4a classe).
Entender os fundamentos de como as aeronaves voam, especialmente aeronaves ultraleves e outras aeronaves de pequeno porte.
Introdução aos sistemas de uma aeronave, como motores, instrumentos de voo, e sistemas de controle. A complexidade é menor em relação à aviação comercial.
Normas e regras aplicáveis ao voo recreativo em espaços aéreos controlados e não controlados, conhecimento essencial para voar em segurança.
Aprender a interpretar condições meteorológicas, especialmente as que afetam voos em baixa altitude, comuns em voos desportivos.
Princípios de navegação aérea simples, como o uso de mapas aeronáuticos e equipamentos básicos de navegação, como GPS.
Estudo das regulamentações específicas para a aviação desportiva e recreativa, incluindo as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o Piloto Aero desportivo (CPA).
o estudo da interação humana em suas situações de trabalho e de vida: entre as pes- soas e as máquinas e equipamentos utilizados, os procedimentos escritos e verbais, as regras que devem ser seguidas, as condições ambientais ao seu redor e as interações com as outras pessoas.
Estudo Análise dos aeródromos; escolha da rota a ser percorrida; análise da metereologia atual e prevista; cálculos de performance da aeronave; preenchimento e envio do formulário de plano de voo e conferência da documentação necessária ao voo.